Justificando a implantação da rádio na escola

A rádio é um eficiente instrumento de veiculação de idéias, socialização, interação de informações, divulgação de talentos e aprendizagem. Essa mídia ajuda a fortalecer as relações aluno/ professor e família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da auto estima através de atividades diferenciadas, que desafie o aluno a superar os limites impostos pelo desnível social existente em nosso país.A radio pode melhorar muito a comunicação dentro da unidade escolar.

A implantação pretende envolver toda comunidade escolar

A rádio na escola é um veículo de integração , proporcionando a realização de atividades interdisciplinares.

Duração do Projeto:

Mínimo de quatro anos

Objetivos Gerais:

A implantação da rádio na escola objetiva estimular as manifestações; da criatividade, da autonomia , da autogestão, da gestão escolar, da socialização das informações, ampliando o universo de conhecimentos e a perspectiva de futuro através da mídia facilitadora da comunicação e participação de todos da comunidade escolar.

Objetivos específicos

.Transformar o aluno em sujeito e objeto do universo da radio;

. Desenvolver e explorar os diferentes talentos que existem dentro de cada aluno;

. Levar o aluno a perceber os diferentes espaços possíveis para atuação;

.. Ajudar o aluno a perceber os avanços tecnológicos;

. Oportunizar nos alunos o gosto por estar na escola e o desejo de aprender;

. Melhorar a qualidade da comunicação nas ações educativas dentro do ambiente escolar;

. Melhorar a qualidade das relações; aluno /aluno, professor/ aluno, gestor/aluno.

.Promover a interdisciplinaridade.


Procedimentos:

. Reunião com a direção e equipe pedagógica para discutir a viabilidade do projeto;

. Levantamento de material necessário para montagem da radio ;

. Pesquisa de preços;

. Reunião com o grupo de aluno e professores que inicialmente se mostraram mais interessados ou com maior disponibilidade, para que seja realizado o planejamento; das seções da radio, das edições dos programas, das descobertas de talento;

. Planejamento dos horários de funcionamento com os devidos responsáveis pelos horário;

. Divulgação para que a comunidade escolar além de se interessar, ainda participe da execução do projeto, a medida do possível;

. Planilha de reuniões com os responsáveis pelas programações;toda semana ou todos os dias dependendo da frequência do programa;

. Elaboração de pautas de comunicados da escola para a comunidade escolar;

. Deixar sempre um espaço que permita inclusões de novos interessados em atuar no processo;

Monitoramento e avaliação:

Todos os envolvidos deverão fazer pesquisas constantes para saber os assuntos e programas da rádio que despertam maior interesse, transformando de forma criativa, a programação menos interessante.


quinta-feira, 11 de junho de 2009

CONFIGURAÇÃO DIGITAL
Gravação
6 gravadores portáteis padrão digital MP3 (exts।)
Edição
01 microcomputador com placa de som
e software de edição para áudio e
gravador de CD
Monitoramento
02 fones de ouvido tipo “headphone” de alto
desempenho, caixas acústicas multimídia
Veiculação
Sistema de transmissor + caixa acústica
sem fio/ Internet (webradio)
Acessórios
Cabos de áudio, CDs, cabo de rede RJ 45

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