A rádio é um eficiente instrumento de veiculação de idéias, socialização, interação de informações, divulgação de talentos e aprendizagem. Essa mídia ajuda a fortalecer as relações aluno/ professor e família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da auto estima através de atividades diferenciadas, que desafie o aluno a superar os limites impostos pelo desnível social existente em nosso país.A radio pode melhorar muito a comunicação dentro da unidade escolar.
A implantação pretende envolver toda comunidade escolar
A rádio na escola é um veículo de integração , proporcionando a realização de atividades interdisciplinares.
Duração do Projeto:
Mínimo de quatro anos
Objetivos Gerais:
A implantação da rádio na escola objetiva estimular as manifestações; da criatividade, da autonomia , da autogestão, da gestão escolar, da socialização das informações, ampliando o universo de conhecimentos e a perspectiva de futuro através da mídia facilitadora da comunicação e participação de todos da comunidade escolar.Objetivos específicos
.Transformar o aluno em sujeito e objeto do universo da radio;
. Desenvolver e explorar os diferentes talentos que existem dentro de cada aluno;
. Levar o aluno a perceber os diferentes espaços possíveis para atuação;
.. Ajudar o aluno a perceber os avanços tecnológicos;
. Oportunizar nos alunos o gosto por estar na escola e o desejo de aprender;
. Melhorar a qualidade da comunicação nas ações educativas dentro do ambiente escolar;
. Melhorar a qualidade das relações; aluno /aluno, professor/ aluno, gestor/aluno.
.Promover a interdisciplinaridade.
Procedimentos:
. Reunião com a direção e equipe pedagógica para discutir a viabilidade do projeto;
. Levantamento de material necessário para montagem da radio ;
. Pesquisa de preços;
. Reunião com o grupo de aluno e professores que inicialmente se mostraram mais interessados ou com maior disponibilidade, para que seja realizado o planejamento; das seções da radio, das edições dos programas, das descobertas de talento;
. Planejamento dos horários de funcionamento com os devidos responsáveis pelos horário;
. Divulgação para que a comunidade escolar além de se interessar, ainda participe da execução do projeto, a medida do possível;
. Planilha de reuniões com os responsáveis pelas programações;toda semana ou todos os dias dependendo da frequência do programa;
. Elaboração de pautas de comunicados da escola para a comunidade escolar;
. Deixar sempre um espaço que permita inclusões de novos interessados em atuar no processo;
Monitoramento e avaliação:
Todos os envolvidos deverão fazer pesquisas constantes para saber os assuntos e programas da rádio que despertam maior interesse, transformando de forma criativa, a programação menos interessante.
Petrópolis, 15 de abril de 2009. (22:56h)
ResponderExcluirProfessora Sueli. Ótimo projeto, idéia super criativa, e ao meu ver, até viavél. Complicado. Trabalhoso. Mas, em caso de ajuda/coperação do governo, prefeitura e secretaria de educação é um projeto a ser levado a frente. Seria interessante a integração dos alunos no processo de "formação" desta forma de mídia, a radio. Divisão de grupos objetivos e funcionais entre os alunos,como já citado no texto reuniões e relações comunidade/escola. cada um com a sua finalidade. Com a ajuda de todos e aprimoramento de idéias levaremos a frente este projeto.
Vamos fazer este projeto deixar de ser um simples texto em uma pagina vitual, e começar a trabalhar nele "ao vivo, e a cores".
Ééé.. só pra esclarecer. Miller sou eu, Matheus Carvalho, 907, L.M.P.C.A. Petrópolis... SAuhauhasuhuah Bjuuus profª
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